Primeiro lugar no Mestrado da USP projeto de associado do escritório Sânzio Nogueira Advogados propõe uma nova visão para abertura de processos penais

Primeiro lugar no Mestrado da USP projeto de associado do escritório Sânzio Nogueira Advogados propõe uma nova visão para abertura de processos penais
22 de junho de 2018 Adriana
In Opinião

O advogado Thiago Xavier Nhimi Resende foi aprovado em 1º lugar para o Mestrado em Direito Processual Penal na Universidade de São Paulo – USP.  Ele será orientado pelo professor Dr. Gustavo Badaró e o título de sua pesquisa será: “Admissibilidade da Acusação: A Justa Causa como filtro do procedimento de verificação dos enunciados fáticos no processo penal. Um tema que o mestrando identificou na prática profissional em casos que estão sob responsabilidade do escritório Sânzio Nogueira Advogados.

Thiago ressalta que a relevância dos seus estudos irá promover uma nova abordagem para análise e aprovação do início de uma ação penal. “Estudiosos do direito em sua maioria e tribunais possuem, via de regra, uma visão meramente retrospectiva da justa causa. Analisam apenas os elementos passados, já produzidos. O projeto, entretanto, pretende abordar ainda um caráter futuro quando da propositura da ação penal. Pretende-se estudar a necessidade de o Ministério Público ou o autor da queixa-crime, ao oferecerem a denúncia ou queixa, apontarem os elementos de provas que pretendem produzir durante a fase processual, para que incida o contraditório e o réu possa se defender adequadamente.”

O estudo de Thiago Xavier Nhimi Resende pretende garantir, ainda mais, o pleno direito de defesa do acusado e afastar a sujeição do mesmo à um processo que não contenha perspectivas de provação acusatória. Evitando assim que o cidadão seja submetido a um desgaste de sua imagem, além do dispêndio de tempo e recursos.  A previsão para a conclusão dos estudos é no fim de 2020.

Comments (0)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*